Afinal o que é um Arquivo Permanente? As políticas determinadas pelo CONARQ (Conselho Nacional de Arquivos), amparadas por leis federais, apontam para os acervos documentais, considerados de valor permanente, isto é, que não são possíveis de serem descartados e devem ser protegidos pelos melhores meios possíveis. Como exemplo podemos citar os acervo acadêmicos das universidades ou mesmo aqueles das escolas de ensino médio, uma responsabilidade das instituições de ensino. Outro exemplo clássico são os arquivos dos cartórios responsáveis pela guarda dos livros de registro. Nem mesmo as paróquias se livram dessa responsabilidade, pois vamos entender que antes da implantação da república e do surgimento dos cartórios a igreja, católica principalmente, era parte do Estado, pois cabia a ela o registro de nascimentos, casamentos, óbitos, etc. Logo, documentação de direito público.
Não vamos pensar que, não sendo documentação de valor permanente, essa responsabilidade se encerra. As políticas de arquivo apontam para uma relação denominada Tabela de Temporalidade, responsável por dizer o que pode ser descartado a partir de um determinado tempo. Portanto saiba proteger o que deve ser mentido.
A DIGITALIZAÇÃO É A FORMA MAIS VIÁVEL DE SE PROCEDER
IMPLANTE ESSA IDEIA NO SEU NEGÓCIO
A DYART PODE ORIENTÉ-LO NESSE SENTIDO
As mudanças no cenário em que vivemos, trazidas pela globalização que se intensificou a partir de 1980, a mudança climática que hoje é tema de debate nos fóruns internacionais, a crise sanitária que se abateu sobre o mundo em 2020, e mais recentemente a guerra que se intensifica no leste europeu e no oriente médio, mostram-nos o quanto não podemos mais estar desatentos. O cenário financeiro e geopolítico vai se modificando cada vez mais rápido. Assim, nossa forma de viver, de se relacionar, e de empreender são impactadas na mesma velocidade. Estar atento às mudanças que nos são impostas é vital à sobrevivência. A nova onda que tem se denominado low touch economy, ditará os novos modelos de gestão, onde AGILIDADE, INOVAÇÃO, SEGURANÇA e AUTOMAÇÃO serão palavras grifadas em caixa alta. NENHUM modelo de gestão, por mais atual que possa ser, não surtirá o efeito desejado se as informações em torno do seu negócio permanecem imersas num oceano de papéis.
PROTEGENDO OS DADOS DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO
Nas instituições de ensino é o arquivo acadêmico, aquele constituído por documentos probatórios, históricos escolares, certificados e documentação pessoal dos alunos, o conjunto documental que deve ser preservado com o rigor e a segurança necessários, e em atendimento às exigências do Ministério da Educação.
No trabalho que realizamos na Faculdade de Filosofia Santa Doroteia deparamo-nos com nada menos do que 70 gavetas de aço, repletas de pastas. Documentos os quais a FFSD deverá guardar por tempo indeterminado, enquanto assim a legislação determinar. Ainda que a instituição tenha encerrado as suas atividades, sua memória acadêmica, por lei, terá que perdurar, pois só assim poderá ela garantir a continuidade do seu acervo e os direitos acumulados dos seus ex-alunos.
COMO SE ENCONTRA O ARQUIVO DE SUA INSTITUIÇÃO?
NÃO DEIXE PARA DEPOIS!
DE FORMA PLANEJADA VOCÊ CERTAMENTE GASTARÁ MUITO MENOS PARA REALIZAR O QUE, MAIS À FRENTE, SERÁ INEVITÁVEL.
HISTÓRICO ESCOLAR - DIPLOMA - DOCUMENTOS PESSOAIS - REGISTRO DE TRANSFERÊNCIA
São esses alguns dos documentos os quais você se obriga não só a guardar, como disponibilizar sempre que solicitado.QUANTO CUSTARÁ ORGANIZAR TUDO ISSO ?
CONSULTE-NOS